segunda-feira, abril 26, 2004

Regiões

Já que se voltou a falar da IVG, e com toda a pertinência, não estará na altura de falar seriamente na regionalização, não esta encoberta regionalização, que é um verdadeiro atentado à inteligência humana, mas na regionalização consagrada constitucionalmente, e que desde de 1976, continua por fazer. Não tenho duvidas que um dia ela se fará, mas nessa altura já poderá ser tarde face aos beneficios que ela poderia trazer ao país. A única grande questão que se coloca, e que acredito que será muito discutida, é a do número de regiões, visto que aqui surgem várias teorias.
Continuo a mantar a opinião que tinha em 1998, e que é a da existência de apenas 5 regiões, face às 8 que foram nessa altura propostas. Acredito contrariamente a muitos, que se dará um efeito de arrastamente do litoral para o interior, os beneficios serão muitos. Não acredito igualmente que a regionalização vá "retalhar" o país, face ao que agora vemos de vinte e tal pseudo-regiões, ou zonas urbanas como as chamam para nos enganar.
Por outro lado, não sou intransegente quanto ao numero de regiões, mas não tenho duvidas das potencialidades do sistema, e o que neste momento se faz não é um desconcentração, mas sim um centralização encoberta, por interesses muito escusos e obscuros.