quinta-feira, abril 15, 2004

Isto até parece mentira

Na semana passada fiquei a saber de algo que me deixou de "boca aberta" e me fez pensar em algumas coisas. Foi-me dito a mim entre outras pessoas, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Portimão, que foram organizadas umas actividades com um grupo de jovens do 1º ciclo, no qual num intervalo a respectiva vereador terá perguntado, que dia se aproximava, o que era o dia 25 de Abril, ao qual algum deles quase em coro terão respondido, "Dia das mentiras". Isto parece anedota, mas não o é, e dá que pensar, como não é possivel os miudosnão saberem o que é o 25 de Abril. Parece-me que acima de tudo se trata de um problema de Educação, tanto de educação familiar, aquela que deveria ser dada em casa pelos pais ou familiares mais velhos e que não é dada, aqui será mais um problema da cultura portuguesa. Mas mais grave que isto, é uma falha grave do sistema de Educação, que não promove o ensino destes assuntos, como o que foi o 25 de Abril. Aliás este facto não é de estranhar, quando a matéria do 25 de Abril é sempre das últimas do programa de ensino, e como se sabe que os programas nunca são cumpridos, logicamente as matérias como a do 25 de Abril nunca são dadas, desde do 1º ciclo até ao 3º ciclo, este facto é de extrema gravidade e implica uma reformulação do sistema de ensino. Para ver se nos próximos os jovens não dão respostas destas. Porque a continuar assim os valores do 25 de Abril vão perder-se, o que é extremamente grave.