segunda-feira, março 29, 2004

Vitória da Esquerda



A França virou definitivamente à esquerda, com uma vitória estrondosa da coligação de esquerda sobre a coligação de direita, o que dá que pensar, esta vitória representa o falhanço das politicas de direita. Mas vejamos alguns dos numeros para atestar esta conclusiva vitória. Das 22 regiões a esquerda venceu em 20 delas, das 14 regiões detidas pela direita perdeu 13 delas para a esquerda. Sem qualquer tipo de duvidas, estamos perante uma mudança completa do poder para a esquerda a nível regional. Resta agora saber o que acontecerá ao nível de governo, durará muito mais tempo o governo do sr. Raffarin?, tudo leva a crer que sim, mas a pressão será enorme face a este tremendo descalabro nas eleições regionais, quando se sabe que em termos globais a direita atingiu apenas os 38% face aos 50% da esquerda, não à duvidas quanto à derrota da direita francesa inoperante.
Está a nascer um novo socialismo por essa europa fora, um socialismo novo, livre de ideologias ultrapassadas, virada para os problemas da sociedade, e que pretende realizar as reformas que a direita não foi capaz de realizar, enfim é o renascimento da Esquerda.
No entanto os factos não ficam por aqui, o perigoso Le Pen, da extrema direita francesa recuou a sua votação em relação à primeira volta, tendo-se ficado pelos 14 %, facto que apesar de tudo é ainda preocupante, mas não tão grave como se esperava.
Por fim é de salientar que a obstenção se ficou pelos 35%, facto que é de salientar e de referir a uma sociedade como a nossa, que se abstem em demasia, num alheamento excessivo relativamente aos problemas do país.